segunda-feira, 26 de julho de 2010

Resolução ideal para fotografias

Olá a todos, esse é o meu primeiro post, sou Gustavo Ribeiro, estudante e curioso nas horas vagas! Rs. Bom, estou aqui para trazer uma informação que já me deixou em dúvida. Quando será que posso imprimir uma foto sem que a qualidade fique ruim?

Como já foi falando nos artigos abaixo, resolução e qualidade são fundamentais para uma boa foto. Ai vem à pergunta: será que a câmera com 12 megapixels é melhor do que a de 7.1 que eu tenho? A resposta é simples, nem sempre. Se você usa sua câmera pra registrar momentos com amigos, familiares e viagens uma de 7.0 faz o trabalho tão bem quanto uma de 12. Agora se você é um fotografo profissional a coisa muda de conversa, mas isso é assunto que não cabe a nós, nesse momento.

Para que uma fotografia impressa fique bacana, o ideal é que ela tenha 300 pontos por polegadas (300 dpi –dot per inch). Para saber se a foto impressa não terá nenhum granulado, ou alteração na sua “forma” (pixels visíveis), basta dividirmos a largura e a altura de uma imagem em pixels por 300. Assim, por exemplo, no caso de uma fotografia de 1800 x 1200 pixels (ou resolução de 2,1 megapixels), o tamanho máximo para a impressão a 300 dpi é de 6 por 4 polegadas – as tradicionais fotos de 10 por 15 cm.

Então, viu como é simples? Até as fotos tiradas no seu celular, caso ele tenha câmera acima de 2 megapixels, podem sei impressas sem perda alguma de qualidade no tamanho adequado. Confira agora outras resoluções.

Clique na Tabela para vê-la em tamanho maior

Nenhum comentário: