domingo, 25 de julho de 2010

Câmera: o que é o melhor? Zoom óptico ou digital?

Registrar os momentos marcantes e as viagens são algumas das utilidades mais comuns das câmeras amadoras. Com o passar dos anos ficaram menores, ganharam mais recursos e melhoram a qualidade da imagem. São muitas características e a gente pode se perder em meio a todas elas. Neste artigo, vamos falar sobre a diferença entre o zoom digital e o zoom óptico. Qual é o melhor?


O zoom óptico aproxima a imagem sem perdas na qualidade. Funciona como se você chegasse mais perto do objeto para fotografá-lo. Se estiver fotografando algo que esteja distante e usar o zoom óptico, o objeto vai “se aproximar” da câmera, o que fará com que ele pareça maior. É um recurso muito útil para enquadrar o que você deseja fotografar. Geralmente, o zoom óptico das câmeras amadoras não tem grande alcance, mas já é suficiente para garantir uma foto bem enquadrada.

Já o zoom digital é uma aproximação artificial. Na verdade, ele não aproxima, apenas aumenta. Se estiver fotografando um objeto distante e usar o zoom digital para aproximar, a câmera vai apenas aumentar os pixels da imagem. Na prática, se, sem o zoom digital o objeto distante parecia um borrão, com o zoom digital ele vai ser um borrão maior. Se você pretender imprimir essa foto mais tarde, ela não terá qualidade suficiente para garantir uma boa impressão.

É possível desconsiderar o zoom digital na hora de comprar uma câmera, uma vez que o efeito que ele proporciona pode ser conseguido através de programas de computador, como o Photoshop, depois que a foto já tiver sido capturada. Portanto, uma boa dica é considerar o zoom óptico das câmeras, em vez do zoom digital.

Quer saber mais? Acesse:


http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/zopt.htm

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/01/23/ult4213u16.jhtm

Nenhum comentário: