sábado, 24 de julho de 2010

Pixel, megapixels e resolução de câmeras digitais

      Você já deve ter ouvido falar dos famosos megapixels. Eles estão em todos os lugares, principalmente nos anúncios de câmeras fotográficas. Basta ligar a TV ou olhar para um banner num site e você verá alguma propaganda vendendo uma câmera com muitos megapixels por preços “incríveis”.
      Bem, isso gera uma confusão muito comum: as pessoas associam a quantidade de magapixels com a qualidade da imagem que a câmera vai captar e pensam que quanto mais megapixels, mais qualidade na imagem. Neste tópico, vamos entender porque isso não é verdade. Dúvidas, opiniões ou correções podem ser postadas na seção de comentários. Vamos lá!

Pixel

      A primeira coisa entender é o que são os pixels. Eles são pequenos “pontos” que formam tudo o que você vê em monitores de computador, televisores, celulares, IPods, banners, outdoors etc. Em resumo, todo o que reproduz imagem ou vídeo digitais usa pixels.
      Se você experimentar ampliar uma foto, por exemplo, vai ver os pixels dela. Dê uma olhada na imagem abaixo:
      Na imagem da direita é possível ver os pixels. São os pequenos quadrados, cada um de uma cor, que formam a imagem.

Resolução

      Bem, agora que já entendemos o que são pixels (de forma resumida, é claro), vamos falar sobre resolução.
       Resolução é a quantidade de pixels que uma imagem contém ou a quantidade de pixels que podem ser mostrados em uma tela. Os valores são apresentados indicando-se a quantidade de pixels na largura, depois o número de pixels na altura. Por exemplo, os monitores de computador têm resoluções variadas. Por isso, se você colocar a resolução do seu monitor em 800 x 600, ele vai mostrar 800 pixels na largura (horizontal) e 600 pixels na altura (vertical). A mesma coisa acontece com a resolução das imagens: uma imagem com 120 x 110 pixels tem 120 pixels de largura por 110 de altura.

O megapixel

      Bom, e onde entra o megapixel na história toda? O megapixel é uma unidade de medida para os pixels, que corresponde a 1 milhão de pixels. Para saber quantos megapixels uma imagem tem, basta multiplicar a quantidade de pixels da largura pela quantidade de pixels da altura. Por exemplo, uma imagem com resolução de 800 x 600 tem um total de 480 mil pixels, ou 0,48 megapixel.
      O mais importante disso tudo é entender que a resolução não está diretamente relacionada com a qualidade da imagem. Ter mais pixels em uma imagem não significa que essa imagem terá mais detalhes, uma cor mais viva, um brilho mais forte e nem que a foto sempre estará bem focalizada. A quantidade de pixels interfere na capacidade de ampliação da imagem. Quando mais pixels, maior poderá ser o tamanho da ampliação sem que a imagem se distorça.
      Se você não pretende ampliar suas fotos para colocar em quadros, não tem que se preocupar com quantidades gigantescas de megapixels, principalmente se for apenas visualizar as fotos no computador ou na TV.
      Por isso, para comprar uma câmera digital, não olhe apenas a quantidade de megapixels. Ela é apenas um dos fatores que vão interferir no resultado final da foto, mas nem de longe é o único. É preciso observar se as lentes são boas, se os sensores que vão converter a luz em pixels são bons, se é possível dar zoom optico e etc, mas isso é assunto técnico demais. Na dúvida, não custa dar uma perguntada para um fotógrafo profissional para saber qual a melhor câmera para suas necessidades.
      Por enquanto é só, até o próximo post!

Quer saber mais? Acesse:
http://www.baixaki.com.br/info/3529-mais-megapixels-significa-maior-qualidade-de-imagem-.htm
http://www.photosynt.net/ano2/03pe/questao/12_pixels/index.htm

Nenhum comentário: