sábado, 31 de julho de 2010

O que é cada tipo de arquivo no Windows?

Foto, vídeo, áudio, texto, planilha, programas... São inúmeros os tipos de arquivos que usamos em nosso computador. São tantos que, às vezes, até nos confundimos se o arquivo é um vídeo ou uma foto, por exemplo. Isso acontece muito nos emails maliciosos com falsas fotos que, na verdade, são programas que prejudicam o computador.
Para ter mais segurança na hora de abrir arquivos, você pode optar por ver a extensão de cada arquivo no próprio nome dele. Como mostram as imagens abaixo:


Este é um arquivo do Microsoft Word, chamado “perfis”. É possível concluir isso pelo ícone do arquivo.Agora vamos ver como fica a visualização se optarmos por ver a extensão do arquivo.

Este é o mesmo arquivo, porém com a extensão, que são essas letras depois do “ .”(docx). Além de saber que é um arquivo do Microsoft Word, também é possível concluir que é da versão 2007, como você entenderá a seguir.O vídeo abaixo mostra como fazer para que cada arquivo contenha a extensão na frente do nome.


Bom, mas adianta pouco saber a extensão do arquivo, se você não souber o que ela significa. Por isso, vamos citar as principais extensões de arquivos e o que elas representam. Como dissemos, existem incontáveis tipos e extensões de arquivos, mas as relacionadas abaixo são as mais comuns.

JPEG, JPG, GIF, PNG: Arquivos de imagem, geralmente fotos

DOC: Arquivos do Microsoft Word, com exceção do Microsoft Word 2007

DOCX: Arquivos do Microsoft Word 2007

XLS: Arquivos do Microsoft Excel, com exceção do Microsoft Excel 2007

XLSX: Arquivos do Microsoft Excel 2007

PPT, PPS: Arquivos do Microsoft PowerPoint, com exceção do Microsoft PowerPoint 2007

PPTX, PPSX: Arquivos do Microsoft PowerPoint 2007

TXT: Arquivos de texto sem formatação. Geralmente abrem com o Bloco de Notas do Windows

HTM, HTML: Páginas de sites da internet. Geralmente abrem com o Internet Explorer ou o Firefox

EXE: São programas ou parte deles. Podem ser vírus e, por isso, são muito perigosos. É arriscado baixar esse tipo de arquivo da internet se você não tiver certeza de que o local de onde está baixando é confiável

RAR, ZIP: São arquivos compactados. São perigosos porque, dentro deles, estão outros tipos de arquivos e podem ser usados para mascarar programas maliciosos. Só abra esses arquivos se tiver certeza do que eles contêm.

DLL: São partes de programas. Não devem ser apagadas nem movidas, uma vez que fazer isso pode fazer um programa parar de funcionar corretamente

AVI, WMV, MPEG, MP4, RMVB: Arquivos de vídeo. Abrem em programas como o Windows Media Player, Real Player e Itunes.

MP3, WMA, WAV: Arquivos de áudio. Abrem em programas como o Windows Media Player e Winamp

Essas são as extensões mais comuns de arquivos. É claro que resumimos o que elas são para facilitar a compreensão. Experimente verificar quais tipos de arquivo seu computador possui e tome cuidado para não abrir arquivos que você não sabe o que são. Na dúvida, é possível dar uma pesquisada no Google para ter mais informações.

Nenhum comentário: