quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cursores do mouse: muito mais que cliques

Você usa o mouse o tempo todo em frente ao computador. Clica de um lado, clica de outro e às vezes nem se dá conta de como o computador usa o cursor (a setinha) do mouse para se comunicar com você. Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tipos de cursor. Vamos também entender porque saber o que eles significam pode te livrar de roubadas virtuais.
O mouse surgiu para facilitar a integração do homem com os computadores. O dispositivo como o conhecemos hoje teria aparecido pela primeira vez no início da década de 80, com o computador Macintosh, da Apple. De lá para cá, o ratinho ganhou modelos, cores, botões e funções sortidas. O que não muda são as funções dos cursores do mouse. Cada um indica algo, desde o que o computador está fazendo até o tipo de botão em que você vai clicar.

Vamos ver quais são os principais cursores e o que eles têm a nos dizer:
Seleção normal: Este é a conhecida setinha. Serve para selecionar, arrastar e abrir arquivos. Quando ele aparece, indica que o computador está pronto para uso.

Trabalhando em segundo plano: Indica que o computador está realizando alguma atividade em segundo plano. Se você pedir para abrir um programa mais “pesado”, este cursor vai aparecer indicando que o programa está abrindo. É recomendável aguardar até que a setinha normal apareça antes de sair clicando, do contrário o computador pode travar.

Ocupado: Indica que o computador (sistema operacional) está ocupado. É altamente recomendável que você o aguarde “desocupar” para depois iniciar outras atividades. Quando este cursor aparecer, espere. Clicar várias vezes só faz o computador demorar mais tempo para desocupar, além de poder levá-lo a travar.

Seleção de texto: Este cursor indica que o local onde ele está na tela contém ou é apropriado para receber texto. Também permite que você selecione, mas apenas texto. Se precisar selecionar outro objeto, como uma figura, por exemplo, passe o cursor sobre ela, aguarde aparecer o cursor de seleção normal e então clique para selecionar.

Redimensionamento na vertical: Este não tem segredo, permite que você redimensione uma figura ou uma janela na vertical. Basta clicar, manter o botão do mouse pressionado e arrastar para cima ou para baixo.

Redimensionamento na horizontal: Faz o mesmo que o cursor de redimensionamento vertical, porém horizontalmente. Para redimensionar, basta clicar, manter o botão pressionado e arrastar para a direita ou esquerda.

Redimensionamento na diagonal 1: Permite redimensionar objetos na diagonal. Para redimensionar, clique, mantenha o botão pressionado e arraste para a esquerda ou direita.

Redimensionamento na diagonal 2: Permite redimensionar objetos na diagonal da mesma forma como o cursor de redimensionamento na diagonal1. Os dois cursores podem aparecer, dependendo de onde você posicionar o mouse. Para redimensionar, clique, mantenha o botão pressionado e arraste para a direita ou para a esquerda.

Mover: Este permite mover objetos de um lugar para outro. Basta clicar, manter o botão pressionado e mover para onde você desejar.


Este cursor ficou por último porque merece um cuidado especial. Ele se chama seleção de link. Indica que o local onde está posicionado contém um link que, se clicado, vai te levar para outro lugar. Este lugar pode ser um site, um vídeo ou até mesmo o download de um programa. Aí mora o perigo: o programa pode ser um vírus.

Não é raro encontrar aqueles banners dizendo que você foi o visitante número 1 milhão. Como este que aparece abaixo:
Como este já é um truque velho. Você prontamente vai querer fechar a janela ao invés de clicar no link. Porém, antes de clicar, passe o mouse sobre o botão de fechar. Se aparecer o cursor de seleção de link você já sabe que o botão contém um link para algum lugar, o que pode ser um vírus ou um site de propaganda.
Para fechar a janela com segurança, certifique-se de que o cursor de seleção normal tenha aparecido. Se ele não aparecer, melhor não clicar em lugar nenhum e fechar o site onde o banner se encontra.

O computador foi feito para facilitar nossa vida. Ele usa vários meios para dizer a você o que está acontecendo. Conhecer esses meios é mais do que um luxo, pode ser questão de segurança. Até o próximo post!

Nenhum comentário: