terça-feira, 27 de julho de 2010

O que são os Mp3, 4, 5, 6...?

Você vê na televisão anúncios de MP3, MP4, 5,6... e fica se perguntando o que, afinal, significam essas siglas. Elas te confundem? Não é para menos e você não é o único. Neste artigo, vamos entender o que é o MP3 e desmistificar os MP! .

Entendendo o MP3:
Antes de chegar ao MP3, temos que entender o porquê de ele existir. Tudo é uma questão de diminuir tamanho dos arquivos. É que as músicas gravadas em CDs contêm uma quantidade muito grande de informação. Os dados no CD não têm nenhum tipo de compressão, ou seja, a música que foi tocada pela banda, incluindo cada ruído, freqüência etc. estão integralmente no disco. Isso é bom porque garante a qualidade da música no disco digital. O problema é quando você precisa transferir essa música para o computador.

Se os dados do CD forem transferidos sem compressão, cada música ocupará muito espaço no HD do computador. É aí que entra o MP3, que é a abreviação de MPEG audio-Layer 3. Ele é um sistema de compressão para arquivos de áudio. Em resumo, o MP3 remove das músicas freqüências que o ouvido humano não capta e mantém aqueles que ouviríamos melhor. Por exemplo, se numa determinada faixa, houver um som mais alto que os outros, o ouvido humano vai ouvir este som mais alto e ignorar os outros mais baixos. Então, o MP3 remove os outros sons baixos. Isso faz com que a qualidade do arquivo de áudio em MP3 seja próxima da qualidade de um CD. Contudo, há diferenças.

Qualidade da compressão
Bem, então o MP3 é um arquivo de áudio comprimido. Mas, a compressão é sempre igual? Não. Quando as músicas são convertidas para MP3, é possível escolher como será feita a compressão.
Isso é possível determinando-se a quantidade de informação que vai conter cada intervalo de tempo da música ou de um vídeo. É o chamado bitrate, ou taxa de bits. Geralmente, a medida é feita considerando-se pacotes de mil bits por segundo (Kbps). Por exemplo, uma música comprimida em MP3 de 128 Kbps terá 128 mil bits por segundo. Quanto maior for o número de bits por segundo, mais qualidade a música terá.
Normalmente, a taxa padrão é a de 128 kbps. Também é possível estabelecer um bitrate variável, o chamado VBR (Variable Bitrate), cujo valor aumenta quando a música fica mais agitada e diminui quando fica calma. Já quando é usada uma taxa fixa, a chamada CBR (Constant Bitrate), haverá sempre o mesmo valor de bitrate durante toda a música.
Portanto, quando você baixar uma música em MP3 na internet, lembre-se de verificar o Bitrate dela. Valores abaixo de 128 kbps podem significar um som com ruídos e pouca qualidade. Porém, também não faz sentido escolher valores altíssimos, se você não vai ouvir a música numa sala com acústica perfeita usando um equipamento de som profissional!

O MP4
O MP4 faz o mesmo que o MP3, só que com vídeos. É uma forma de comprimir vídeos, preservando ao máximo sua qualidade. Na verdade, o MP3 é um subsistema do MP4. Mas não vamos detalhar isso aqui. Por hora, vamos admitir apenas que o MP4 é um sistema de compressão de vídeo e áudio em um único arquivo. Por isso, os arquivos comprimidos em MP4 são vídeos que contém áudio, logo, é possível ter filmes, séries, desenhos e clipes nesse formato no computador.

O MP5, 6, 7,8...
Esses não são formatos de compressão de nada. Acontece que, quando surgiram os aparelhos para reproduzir músicas no formato MP3, eles foram chamados de MP3 players. Mais tarde, surgiram aparelhos habilitados a reproduzir vídeos no formato MP4 que, como você já imagina, passaram a serem chamados de MP4 players.
Com o passar do tempo, os aparelhos começaram a acumular funções. Surgiram os produtos conhecidos como Xing lings, ou seja, réplicas de produtos desenvolvidos por grandes companhias de eletrônicos. Só que essas “réplicas” passaram a combinar tecnologias de diferentes marcas, dificilmente com a mesma qualidade, claro.
Para cada nova funcionalidade, foi dado um número. Porém, isso não quer dizer que um MP12 seja melhor que um MP4. Na verdade, eles nem podem ser comparados, uma vez que um toca músicas e vídeos enquanto o outro faz um monte de coisas.
Quando você for comprar um aparelho para reproduzir seus vídeos e músicas, provavelmente um MP4 dará conta do recado. Porém, se quiserem te vender um MP5, lembre-se que se trata de um produto que não traz nenhum avanço em relação ao MP4. Ele apenas tem algum outro recurso incorporado à função de tocar música e vídeo. 

Quer saber mais? Acesse:
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/arquivos-mp31.htm
http://informatica.hsw.uol.com.br/cd.htm
http://www.baixaki.com.br/info/2415-o-que-e-bitrate-.htm

Nenhum comentário: