sexta-feira, 30 de julho de 2010

Qual é o melhor antivírus gratuito?

A partir  do momento em que você liga o computador e acessa a internet,  começa a trocar informações pessoais e arquivos. Entra no bate-papo, orkut, youtube, sites diversos e por aí vai. Imagine o risco que seria fazer esse monte de coisa se não existissem os antivírus. Mas, afinal, qual é o melhor antivírus gratuito? Para responder essa pergunta, precisamos entender como funciona um antivírus.
O antivírus é um programa que contém informações necessárias para determinar o que é um vírus. Depois que detecta, ele usa ferramentas para eliminá-los. Ele possui um banco de dados com as chamadas definições, que trazem uma lista dos vírus conhecidos. Uma vez que surgem milhares de vírus a cada momento, você precisa manter seu antivírus atualizado com muita freqüência.

Além do método que faz uso das definições de vírus, alguns antivírus usam técnicas que identificam a estrutura e o funcionamento dos arquivos para determinar se ele é um vírus. Neste caso, o antivírus pode detectar um arquivo malicioso sem que ele esteja na lista de definições. Todos os antivírus funcionam em tempo real, ou seja, desde quando você liga o computador até o momento em que você o desliga. Isso é importante para que o programa verifique todos os seus passos pela internet, MSN, transferências de arquivos e etc.

Existem vários antivírus gratuitos que, quase sempre, são versões básicas de um antivírus completo, que é pago. Contudo, eles funcionam muito bem. Alguns dos mais conhecidos são o AVG, o Avira Antivir, o BitDefender e o Avast. Mas, e então, qual deles é o melhor?

Muita gente já tentou responder essa pergunta. Contudo, o que se consegue concluir é que não há um antivírus melhor ou pior. Existem antivírus adequados às suas necessidades. Para saber qual é o melhor para você, não basta analisar apenas a capacidade de detectar e remover vírus do seu computador. Pelo contrário, isso é só o começo.

Atualmente, os antivírus costumam trazer proteções extras. Além de proteger contra os vírus propriamente ditos, eles ainda dão conta dos spywares, trojans, rootkits e outras pragas virtuais.

Além de analisar qual dos antivírus traz a proteção mais ampla, você também precisa ficar de olho no desempenho dele. É preciso lembrar que, quanto mais ferramentas de proteção, mais recurso o antivírus vai consumir do seu sistema. Por isso, o melhor antivírus será aquele que trouxer a melhor proteção com o melhor desempenho. Para isso, antes de instalar, veja quais são os requisitos mínimos exigidos pelo programa e considere sempre que não dá para atender minimamente esses requisitos, ou você poderá fazer seu computador ficar lento ao instalar o programa.

Bem, mas, se você quer uma resposta para a pergunta lá de cima, aqui vai ela: o melhor antivírus é o que você escolher e manter atualizado. Isso mesmo! Não adianta ter um antivírus e deixá-lo com as definições desatualizadas. Além disso, faça uma verificação completa no computador periodicamente. É que a proteção em tempo real pode falhar e só uma verificação completa pode garantir que tudo foi verificado.

Por enquanto é isso. Até a próxima!

Quer saber mais? Acesse:
http://compras.hsw.uol.com.br/antivirus-guia.htm
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/qual-e-o-melhor-antivirus-gratis-02062010-19.shl
http://www.linhadefensiva.org/faq/antivirus-antispyware/#antivirus-01

Nenhum comentário: