quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Desvendando os gadgets: um guia para entender o que são os equipamentos high tech do mercado

Foi-se o tempo em que a informática se restringia apenas aos computadores e notebooks. Hoje em dia, a variedade de equipamentos que permitem acessar a internet, ver fotos e vídeos, jogar, ler livros e realizar tarefas distintas é bem grande. Mas, você sabe o que são e-readers, netbooks, smartphones e tablets? Neste artigo, relacionamos os gadgets mais comuns e explicamos quem é quem e para que servem.



Notebook. Tão potente quanto um pc de mesa

Notebooks: são os computadores portáteis, ou seja, podem ser transportados facilmente de um lugar para outro até mesmo dentro de mochilas. Eles têm tamanho reduzido, são mais finos e bem mais leves que os computadores de mesa (o computador que você tem em casa). Para conseguir essa redução no tamanho e peso, os notebooks usam componentes específicos. O teclado é embutido no próprio “corpo” do notebook e o mouse é substituído pelo touchpad. Porém, quanto à capacidade de processamento e recursos, os notebooks podem ser tão ou mais potentes que os pc’s. Os notebooks também são chamados de laptops.



Netbook. Parece um notebook, mas é menor
Netbooks: também são computadores portáteis, mas com menor capacidade de processamento. Os netbooks são menores que os notebooks e têm utilidades bem diferentes. Eles são feitos para acessar a internet e realizar atividades corriqueiras, como enviar emails, ouvir música e usar programas de edição de texto e planilhas. Geralmente, não têm leitores de CD ou DVD, mas você pode adquirir um leitor externo e conectar a ele. Em compensação, são muito mais leves e costumam ser mais baratos que os notebooks.




Smarphones de vários modelos e marcas



Smartphones: são celulares com funções de computador. Eles podem acessar a internet, o que permite que mandem emails e usem programas de mensagens instantâneas (como o MSN). Geralmente são pouco maiores que os celulares “convencionais”,  embora isso não seja regra e são mais caros. Também podem executar pequenos programas e jogos feitos especialmente para eles. 




Ipad, um dos tablets mais desejados do mundo


Tablets: são a categoria mais recente dos gadgets da nossa lista. São computadores em forma de prancheta. Usam tela sensível ao toque (touch screen) e dispensam teclado e mouse. Acessam a internet e executam programas e jogos desenvolvidos para eles. O mais famoso tablet do mercado atualmente é o Ipad, da empresa Apple.





Kindle DX, tela que imita o papel
E-readers: são os leitores digitais voltados geralmente para a leitura de livros e jornais. A diferença dos e-readers para os tablets é que os primeiros se concentram na realização de tarefas de leitura. Alguns deles usam uma tela especial com a chamada e-ink, uma espécie de “tinta eletrônica” para imitar ao máximo a sensação de leitura do papel. Os livros eletrônicos podem ser baixados pela internet.

Esses são os gadgets mais comuns hoje, mas nada garante que eles continuem existindo daqui a alguns anos ou que não percam seus postos para outros equipamentos. É esperar para ver.

Quer saber mais? Acesse:

Nenhum comentário: