quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Deixe seu computador mais rápido com o Desfragmentador de Disco

Quando compramos um computador novo ele Liga rapidinho, abre os programas na velocidade da luz e nos enche de orgulho. Com o tempo, porém, o rendimento vai caindo e deixando o sistema lento, como se tivesse perdido o fôlego.

Isso costuma acontecer por falta de manutenção do computador. Não a manutenção da parte física. Essa também é importante, mas, muitas vezes, o problema está nos programas. Com o tempo de uso, o Windows vai acumulando pequenas falhas, que comprometem o rendimento do computador. Alguns problemas exigem um técnico para ser resolvidos, mas muita coisa você pode fazer em casa de maneira segura e prática. Neste artigo, vamos falar da desfragmentação do HD.


Entendendo a fragmentação do HD

Cabeça de leitura e gravação de um HD
O HD do computador guarda as informações (todos os seus arquivos, programas, drivers) em blocos. A leitura e gravação de dados nesses blocos são feitas usando-se magnetismo. Existem dispositivos chamados de cabeças de leitura e gravação, que giram sobre a superfície dos discos que formam o HD (consulte os links no fim do artigo para saber mais). Essas cabeças são as responsáveis por gravar e ler os dados no disco. Vamos imaginar cada bloco do HD como caixinhas, conforme mostra a imagem abaixo:




 Neste exemplo, nosso HD está vazio. Agora, vamos ver como ficaria se gravássemos um arquivo no disco:


Observe que o arquivo ocupou quatro blocos do HD. Na hora de “ler” esse arquivo (quando você for editá-lo, por exemplo), levará pouco tempo para que a cabeça de leitura do disco encontre  os dados que compõem esse arquivo, uma vez que estão todos próximos. Agora vamos ver um exemplo de gravação de mais arquivos no nosso HD:


Neste exemplo, além do arquivo azul, temos o arquivo amarelo e o arquivo vermelho. O amarelo usou dois blocos e o vermelho apenas um bloco do HD. Agora, imagine que você tenha alterado o arquivo amarelo. Com a alteração, ele diminuiu de tamanho e passou a ocupar apenas um bloco no disco, como mostra o exemplo abaixo:


Observe que agora há um bloco vazio entre o arquivo amarelo e o vermelho. Vamos ver como ficaria se gravássemos um novo arquivo nesse HD:


Pronto! O novo arquivo (arquivo verde) ficou fragmentado, ou seja, ele está divido em partes diferentes no disco. Para abrir este arquivo, o Windows vai acionar a cabeça de leitura e gravação, que irá atrás das partes dele e só o abrirá quando todas forem encontradas. Logo, é fácil deduzir que, quanto mais fragmentado estiver o HD, mais tempo levará para abrir arquivos e mais lento ficará o computador.

Claro que nosso exemplo é bem simples e limitado. Na prática, centenas ou até milhares de arquivos são utilizados e modificados todos os dias num computador. Imagine como fica o HD após tanta alteração, exclusão e criação de arquivos!

Desfragmentando

Para resolver isso, o próprio Windows traz uma ferramenta muito útil, o Desfragmentador de Disco. Ele reorganiza os arquivos no HD de forma que suas partes voltem a ficar juntas, o que melhorará o desempenho do computador. Veja como ficaria nosso HD depois de desfragmentado.
Note que os dois fragmentos do arquivo verde foram reposicionados no HD, formando um único fragmento que poderá ser lido e gravado mais rápido.

Para acessar o desfragmentador no Windows, basta clicar em Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do Sistema>Desfragmentador de Disco. Ai é só clicar em “Desfragmentar Disco” e aguardar o processo terminar.

É importante fazer a desfragmentação periodicamente. Ela é uma forma eficaz de ajudar a melhorar o desempenho da sua máquina. Até o próximo post!

Para saber mais acesse:
http://www.infowester.com/hds1.php
http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Tudo-sobre-desfragmentacao-de-discos_a9354_z0.aspx

Nenhum comentário: