terça-feira, 3 de agosto de 2010

Conheça os tipos de vírus que podem afetar seu computador

Antigamente, (há uns dez anos!), a gente só tinha que se preocupar com vírus quando pegava um disquete (lembra dele?) emprestado com um amigo e não sabia se dentro podia ter um vírus ou não. Bons tempos aqueles! Hoje, com a internet tão difundida quanto está, o cuidado tem que ser redobrado. Existem muito mais coisas com o que se preocupar. Além dos vírus, tem os trojans, spywares, worms e etc. Neste artigo, vamos conhecer alguns tipos de ameaças virtuais e como se proteger delas.

Malware: vem do inglês malicious software e é a denominação genérica para todos os tipos de programas ou códigos maliciosos que podem danificar o computador. Todas as categorias que veremos abaixo são malwares.

Vírus: são programas criados com o intuito de prejudicar um computador. Eles podem se copiar para outros arquivos automaticamente. Podem alterar o funcionamento do computador ou apagar arquivos, por exemplo.

Spywares: são programas que agem “escondidos” capturando informações pessoais sobre o utilizador do computador e enviando essas informações para o fabricante do programa. Não chegam a ser vírus, mas podem representar perigo, uma vez que as informações coletadas podem ser usadas da forma desejada por quem produziu o spyware. Esse tipo de malware costuma vir “embutido” em programas que você pede para instalar.

Trojans ou cavalos-de-Tróia: são programas que permitem que seu computador seja controlado por outras pessoas. São perigosos porque dão o controle do computador para quem criou o trojan. A partir daí, seu pc pode ser usado para “atacar” outros computadores. Também podem capturar informações pessoais, como senhas e números de cartões de crédito.

Keyloggers: são programas pequenos para capturar senhas. Eles monitoram tudo o que é digitado no computador.

Hijackers: esse tipo de praga virtual altera o navegador da internet, como o Internet Explorer ou o Firefox. Eles instalam barras de ferramentas, abrem janelas com propagandas e impedem o acesso a alguns sites. Sabe quando aparecem aquelas barras de ferramentas no Internet Explorer que você não consegue remover? Pois é, muito provavelmente foi um hijacker quem a instalou.

Worms: são literalmente “vermes”. Eles se espalham com mais facilidade que os outros malwares. Usam a lista de emails e de contatos do MSN para se espalhar, dentre outros meios.

Esta lista só contém os malwares mais “típicos”, mas existem muitos outros. Porém, você não precisa conhecer cada tipo detalhadamente. O importante é saber que ter só antivírus no computador não basta. Você precisa, também, de programas para te manter livre dos outros tipos de pragas. Atualmente, os antivírus possuem proteções mais completas, que contém anti-spyware e até mesmo firewall (software para controlar quais programas podem acessar a internet no computador). O AVG, por exemplo, tem uma proteção bem ampla. Se, contudo, um único programa não oferecer proteção contra todos esses tipos de pragas, você pode ter programas diferentes, como um firewall, um antivírus e um anti-spyware.

O importante é se prevenir para evitar dores de cabeça. Até a próxima.

Nenhum comentário: