Foto, vídeo, áudio, texto, planilha, programas... São inúmeros os tipos de arquivos que usamos em nosso computador. São tantos que, às vezes, até nos confundimos se o arquivo é um vídeo ou uma foto, por exemplo. Isso acontece muito nos emails maliciosos com falsas fotos que, na verdade, são programas que prejudicam o computador.
Para ter mais segurança na hora de abrir arquivos, você pode optar por ver a extensão de cada arquivo no próprio nome dele. Como mostram as imagens abaixo:
Este é um arquivo do Microsoft Word, chamado “perfis”. É possível concluir isso pelo ícone do arquivo.Agora vamos ver como fica a visualização se optarmos por ver a extensão do arquivo.
Este é o mesmo arquivo, porém com a extensão, que são essas letras depois do “ .”(docx). Além de saber que é um arquivo do Microsoft Word, também é possível concluir que é da versão 2007, como você entenderá a seguir.O vídeo abaixo mostra como fazer para que cada arquivo contenha a extensão na frente do nome.
Bom, mas adianta pouco saber a extensão do arquivo, se você não souber o que ela significa. Por isso, vamos citar as principais extensões de arquivos e o que elas representam. Como dissemos, existem incontáveis tipos e extensões de arquivos, mas as relacionadas abaixo são as mais comuns.
JPEG, JPG, GIF, PNG: Arquivos de imagem, geralmente fotos
DOC: Arquivos do Microsoft Word, com exceção do Microsoft Word 2007
DOCX: Arquivos do Microsoft Word 2007
XLS: Arquivos do Microsoft Excel, com exceção do Microsoft Excel 2007
XLSX: Arquivos do Microsoft Excel 2007
PPT, PPS: Arquivos do Microsoft PowerPoint, com exceção do Microsoft PowerPoint 2007
PPTX, PPSX: Arquivos do Microsoft PowerPoint 2007
TXT: Arquivos de texto sem formatação. Geralmente abrem com o Bloco de Notas do Windows
HTM, HTML: Páginas de sites da internet. Geralmente abrem com o Internet Explorer ou o Firefox
EXE: São programas ou parte deles. Podem ser vírus e, por isso, são muito perigosos. É arriscado baixar esse tipo de arquivo da internet se você não tiver certeza de que o local de onde está baixando é confiável
RAR, ZIP: São arquivos compactados. São perigosos porque, dentro deles, estão outros tipos de arquivos e podem ser usados para mascarar programas maliciosos. Só abra esses arquivos se tiver certeza do que eles contêm.
DLL: São partes de programas. Não devem ser apagadas nem movidas, uma vez que fazer isso pode fazer um programa parar de funcionar corretamente
AVI, WMV, MPEG, MP4, RMVB: Arquivos de vídeo. Abrem em programas como o Windows Media Player, Real Player e Itunes.
MP3, WMA, WAV: Arquivos de áudio. Abrem em programas como o Windows Media Player e Winamp
Essas são as extensões mais comuns de arquivos. É claro que resumimos o que elas são para facilitar a compreensão. Experimente verificar quais tipos de arquivo seu computador possui e tome cuidado para não abrir arquivos que você não sabe o que são. Na dúvida, é possível dar uma pesquisada no Google para ter mais informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário